Dicas para obtenção de crédito automóvel com título de residência CPLP. Superando os desafios: Como obter crédito automóvel com título de residência CPLP em Portuga.

Com o endurecimento das regras de obtenção de crédito por parte dos bancos em Portugal, obter crédito tornou-se um desafio para os clientes que possuem título de residência baseado no CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Neste artigo, vamos fornecer dicas importantes para ajudar os clientes a superarem essas dificuldades e conseguirem obter crédito automóvel.

Condições obrigatórias

1. Compartilhamento de crédito:

Para solicitar um financiamento automóvel com título de residência ou título de residência CPLP, é imperativo que duas pessoas façam o pedido juntas, normalmente marido e esposa. Na maioria dos casos, a solicitação de crédito de apenas uma pessoa é recusada, a menos em raras exceções.

2. Residência em Portugal:

Os clientes devem ser residentes em Portugal por pelo menos dois anos para terem acesso ao crédito automóvel.

3. Rendimentos declarados:

É necessário que o cliente tenha dois anos completos de rendimentos declarados provenientes da mesma empresa. Essa comprovação de estabilidade financeira é valorizada pelos bancos. Aqui excluem-se os rendimentos por recibo verde.

4. Imposto de Renda (IRS):

Os clientes devem apresentar o documento do Imposto de Renda (IRS) para comprovar seus rendimentos e situação fiscal.

5. Taxa de endividamento:

É essencial que a taxa de endividamento seja baixa, ou seja, o total de todos os seus custos não podem ser superiores a 50% do total de rendimentos declarados. Isso significa que a soma dos rendimentos do agregado familiar devem ser maiores que 50% das despesas totais, levando em consideração a prestação do carro.

6. Contratos de trabalho

O excelente seria os dois titulares terem um contrato de trabalho sem termo, ou seja, um contrato de efetividade.

Aqui chamamos atenção para os erros de interpretação, um contrato por “Tempo Indeterminado” não é um contrato de efetividade, esse é um contrato “Sem Termo“. Existe ainda a figura do contrato com “Termo Certo“, este determina que esse contrato tem um prazo de duração. Em todo caso, um Contrato com Termo Certo é melhor que um Contrato por Tempo Indeterminado. Isto porque, o indeterminado determina que a entidade empregadora pode despedir quando quiser. Estes contratos usam-se para substituir temporariamente funcionários que se encontram de licença ou por exemplo, aumentos de produção.

Quem tiver contrato de trabalho temporário, tem de saber que estes são muito mal vistos pelas entidades financeiras, pelo que podem ser uma barreira na atribuição de crédito.

Dicas

É fundamental que os clientes depositem no banco todos os rendimentos extras que conseguirem. O objetivo é permitir que, caso o banco queira comprovar que os clientes possuem mais rendimentos do que os demonstrados nos recibos de vencimento, isso possa ser feito através dos extratos bancários.

Outro aspecto importante é a escolha do carro. Os clientes devem considerar a possibilidade de comprar um carro a crédito que esteja dentro de suas possibilidades financeiras, visando construir um histórico de crédito favorável para futuras compras.

Nunca faça isso!

Nunca pense em adulterar o recibo de vencimento ou pior ainda, adulterar tipologia do contrato de trabalho, os bancos detetam tudo. Outro problema que temos detetado é quando os clientes estão a mudar de emprego. Não nos dizem nada e em vez disso, fabricam recibos de vencimento para demonstrar que ainda estão nessa empresa. Nunca faça isso, os bancos têm acesso à Segurança Social e conseguem ver se essa empresa fez descontos em nome do cliente. Quando detetam que é mentira, o cliente vai para uma lista negra e dificilmente vai conseguir crédito no futuro.

Contacte um especialista em crédito automóvel

O STAND ANJUS é uma empresa especializada na venda de automóveis usados, semi-novos e novos, localizada na cidade do Porto, em Portugal. Além de sua expertise na venda de veículos, o STAND ANJUS possui conhecimento aprofundado sobre crédito automóvel, com uma alta taxa de aprovação de financiamento. Eles também oferecem serviços de seguro automóvel e podem auxiliar clientes que desejam adquirir veículos para uso em serviços como a TVDE.

Artigo importante a ler, “AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA CPLP DÁ ACESSO A CRÉDITO AUTOMÓVEL“.